Obter azimute entre dois pontos usando o QGIS

Olá pessoal,

Como já identificado no título deste post, o tutorial será sobre o Quantum GIS (QGIS). Veremos como extrair, ou obter, o azimute entre dois pontos. Esse procedimento pode ser feito graças ao plugin CadTools que, como próprio nome já diz, permite realizar algumas funções de CAD na interface do QGIS.

Antes de começar o tutorial de fato, vamos contextualizar um pouco falando sobre o azimute. O termo azimute, de acordo com o  é de origem árabe origem árabe, de as-sumut, que significa: caminho ou direçãoPor definição, o azimute de um objeto, segundo Gaspar (2005), é o ângulo numa posição determinada, entre um arco de círculo máximo e o meridiano que passa nessa posição ou como definiu o Profº Timbó Elmiro , "é a forma mais usada para indicar uma direção geográfica. O azimute é o ângulo formado entre e a direção Norte (meridiano ou azimute zero) e uma direção terrestre considerada

Foto: espadventure

Há 3 tipos de azimute a se considerar, segunda Universidade Técnica de Lisboa:
  • Azimute Magnético: quando medido a partir do Norte Magnético (indicado pela bússola)
  • Azimute Geográfico: quando medido a partir do Norte Geográfico (direção do Polo Norte)
  • Azimute Cartográfico: quando medido a partir do Norte Cartográfico (direção das linhas verticais das quadrículas na carta)
O azimute que vamos obter neste tutorial é justamente o cartográfico.

Adicione seu arquivos de pontos ao QGIS. Feito isso teremos que instalar o plugin CadTools. Então siga o caminho Complementos > Busca Complementos Python... (Figura 1)

Figura 1. Busca de Complementos Python.

A janela Instalador de Complementos Python irá se abrir e na aba Complementos digite "CadTools". Selecione  o plugin e clique em "Instalar complemento" e "Fechar" (Figura 2)


Figura 2. Instalando o plugin CadTools.

Com o plugin devidamente instalado, aproxime os pontos que serão usados neste procedimento. Obs.: Esta operação só pode ser realizada com 2 pontos. Perceba que a barra de ferramentas do CadTools é grande, mas para este nosso procedimento só usaremos dois botões (Figura 3)

Figura 3. Botões usados para extrair o azimute

Próximo passo é ativar a ferramenta de seleção dos pontos. Para isto clique no botão da esquerda: Select 2 Vertex Points (Figura 4).

Figura 4. Botão de seleção de pontos para extrair azimute.

Clique sobre o primeiro ponto e este ficará em vermelho. Depois clique sobre o segundo ponto, que ficará em azul (o azimute será calculado entre o vermelho e o azul). Se você selecionar um terceiro ponto, ele exclui a seleção do primeiro (Figura 5).

Figura 5: Seleção dos pontos para o cálculo do azimute

Finalmente clique no botão Show Azimuth (Figura 6).

Figura 6. Botão para extrair azimute após seleção dos pontos.

Tentei ilustrar, abaixo, como ele a ferramenta faria o cálculo. Atenção: a circunferência e as setas abaixo, meramente ilustrativas para o fácil entendimento (Figura 7).

Figura 7. Ilustração do cálculo do azimute cartográfico.

Ao clicar em "Show Azimuth" aparecerá uma janela informando o azimute em três medidas angulares, de acordo com a divisão de uma circunferência (Figura 8):
  • [gon] -  Sistema Centesimal: circunferência  está dividida em 400 partes iguais, chamados de "gon" ou "grado". 100 gon = 90º
  • [degrees] - Sistema Sexagesimal: circunferência está dividida em 360 partes iguais, sendo cada parte de 1º
  • [radians] - Radiano: é representado pelo ângulo formado quando o valor do cumprimento do arco da circunferência é igual ao seu raio. Uma circunferência total possui 2π radianos
Figura 8. Janela de informação dos azimutes em medidas angulares.

Até a próxima!

Referências bibliográficas:

GASPAR, Joaquim Alves - Cartas e projecções cartográficas. 3ª ed. Lisboa: Lidel, 2005. 331 p. ISBN 972-757-371-1.

TIMBÓ ELMIRO, Marcos Antônio - Curso de fundamentos de cartografia, matemática e geodésica. Departamento de Cartografia. Instituto de Geociências - UFMG. 


Material de apoio:

Topografia - Saneamento

TOPOGRAFIA I e II - Anotações de aula. Profº Carlos Eduardo Troccoli Pastana.