Cálculo automático do NDVI através de "Modelo" do QGIS

Provavelmenteo NDVI é o índice de vegetação mais popular no Brasil. NDVI é a sigla em inglês para Normalized Difference Vegetation Index ou, em português, Índice de Vegetação por Diferença Normalizada.

"O objetivo é mapear a condição da vegetação em nível regional e nacional. Tem sido usados para monitorar a vegetação natural e as condições de culturas agrícolas, para identificar desmatamento nos trópicos e para monitorar áreas de desertificação e secas" (Jensen, 2009).

O cálculo do NDVI é uma simples razão entre a diferença das reflectividades das bandas no infravermelho próximo (NIR) e no vermelho (RED) e pela soma dessas mesmas refletividades (Equação 4, Rouse et al., 1973) (Figura 1).
Fórmula do NDVI

Modelo QGIS para cálculo do NDVI

O NDVI já é bastante divulgado, com bastantes artigos e tutoriais, e sua fórmula é empregada através da "Calculadora Raster" manualmente. A diferença é que resolvi facilitar a vida de muitos usuários construindo um modelo onde só é necessário inserir a respectiva banda no campo indicado.

O modelo para o cálculo automático do NDVI está hospedado no Github neste link. Faça o download e descompacte o arquivo. Nele, você deverá encontrar o arquivo chamado ndvi.model

Para adicionar ao QGIS habilite a "Caixa de ferramentas" e siga o caminho "Modelos > Ferramentas > Adicionar modelo a partir do arquivo", como mostrado na figura 2.


Figura 2. Adicionar o modelo para cálculo do NDVI

Automaticamente será criado o grupo "Raster". Dê um duplo clique na ferramenta do NDVI para realizar o cálculo. E interface é bem simples, basta inserir as bandas no campo indicado. (Figura 3). Na aba ajuda há uma breve explicação.


Figura 3. Interface do modelo para cálculo do NDVI.

Faça o teste. Seu retorno é importante! 

E aí? Deu certo?