Uma animação se baseia em um princípio da visão humana. Se você visualizar uma série de imagens estáticas relacionadas em rápida sucessão, seu cérebro irá percebê-las como um movimento contínuo. No mundo da animação digital, cada imagem é chamada de frame.
Historicamente falando, a principal dificuldade na criação de animações era o fato de que o animador devia produzir uma grande quantidade de frames. Para se ter uma ideia, dependendo da qualidade, um minuto de animação pode ter entre 720 e 1800 imagens separadas. Por outro lado, a maioria das frames em uma animação são mudanças incrementais de rotina feitas com base na frame anterior de um objeto pré-definido.
Os estúdios de animação rapidamente perceberam essa realidade, sendo possível aumentar a produtividade dos seus principais artistas, fazendo-os desenhar somente as estruturas importantes de um trabalho. Estas estruturas são conhecidas como keyframes – ou quadros-chave, em português. Depois desta etapa, os assistentes poderiam descobrir e trabalhar nas frames que eram necessárias entre as keyframes. Essas frames ficaram (e ainda são) conhecidas como tweens. Este é um dos princípios básicos da animação.
Um dos softwares usados para trabalhar com animação digital é o 3ds Max, da Autodesk. Ele pode ser usado como o assistente de animação. Já como o artista principal, ele também pode ser usado para criar as keyframes que gravem o início e o final de cada mudança feita no projeto.
O programa pode ser usado ainda para animação de transformações (como posição, rotação e escala) em diferentes parâmetros desejados, como ângulo ou curva, cor ou transparência de um objeto e muito mais.
A maneira mais rápida de animar é ativar a função Auto Key e começar a transformação de objetos em diferentes frames. Ao modificar um objeto, uma nova frame será definida. Depois disso, é possível reproduzir a animação na tela ou renderizá-la para um arquivo.
Ferramentas gerais de animação no 3ds
Max.
|
--
* Postagem publicitária
Pós Graduação EaD