Série Quebrando tabus | Gerar relevo sombreado usando o QGIS

Olá pessoal,

Como foram de Natal? Espero que tenha acontecido tudo dentro do normal! Final de ano chegando, festividades com família e amigos, mas ainda dá tempo de aprender/conhecer mais uma ferramenta do QGIS, dando continuidade a Série "Quebrando tabus: software livre também faz!".

Para esta Série, adotamos a hashgat #SLGeoTbFaz.

Vale ressaltar que esta Série conta com o apoio dos amigos "geoblogueiros" Eliazer Kosciuk (@eliazerk), Sadeck (@sadeckgeo), Anderson Medeiros (@ClickGeo), Esdras Andrade (@geoparalinux) e José Carlos (@geojcarlos), com publicações em seus respectivos blogs. A Série também recebeu uma nota na 3ª Edição da Revista FOSSGIS Brasil (@fossgis).

Recentemente, publiquei o tutorial mostrando como gerar relevo sombreado no ArcGIS. Esta função obtém a iluminação hipotética de uma superfície, de elevação, para determinação dos valores de iluminação para cada célula em um raster.
Para este tutorial usaremos uma SRTM da mesma região usada para o ArcGIS. Clique aqui para fazer o download e acompanhar o passo a passo. Adicione o raster ao QGIS. Siga o caminho Raster > MDE (modelo digital de elevação), como mostra a figura 1.

Figura 1. Caminho para gerar relevo sombreado.

A janela correspondente ao passo acima irá se abrir (Figura 2). Em Arquivo de entrada (MDE raster), insira a SRTM. Em Arquivo de saída dê um nome e um destino ao novo arquivo que será gerado. No drop list Modo selecione a opção "sombreamento". Mantendo as configurações padrões já apresentadas nesta janela o seu relevo sombreado é gerado, mas vamos ver algumas delas:
  1. Em Azimute de insolação insira, em graus, a posição angular do sol (o padrão utilizado é 315°, medido em sentido horário a partir do norte, ou seja, 45° a noroeste);
  2. Em Altitude de insolação insira a inclinação do sol, em graus, em relação ao horizonte, de 0° a 90° (o padrão utilizado é 45°); 
  3. Por fim, clique em carregar na tela quando concluído para que ao final do processo o arquivo seja adicionado automaticamente à lista de camadas e clique em OK.
Figura 2. Janela MDE (modelo digital de elevação)

Veja o resultado na figura 3. E então? Alguma diferença para um software proprietário, como o ArcGIS?

>> Software livre também faz! <<