Mapeamento em 3D do terreno em um navegador

Olá pessoal,

Recebi essa notícia através do twitter e gostaria de compartilhar com todos os usuários! Trata-se de uma ferramenta que com auxílio do Silverlight SDK e Balder, da ESRI, código aberto, é possível visualizar o terreno em 3D. Essa postagem é uma tradução (tentei ao máximo chegar ao original publicado) do blog da ESRI.

Fonte: ESRI

Como usar?

Pressione a tecla shift e arraste com o botão esquerdo do mouse. Com esse comando, vai desenhar um retângulo vermelho na tela. Quando o botão esquerdo do mouse é liberado a extensão definida pelo retângulo será ampliado.

Após a aplicação de zoom em uma área de interesse, em seguida, clique no botão "Switch to 3D View". O aplicativo fará uma breve pausa para carregar no novo mapa e os dados de elevação serão desenhados.

Depois que o mapa foi transformado em um display 3D, você pode usar o botão esquerdo do mouse para inclinar e/ou rotacionar o terreno. Clique em "Switch to 2D" para retornar à visualização original.

Tente repetir os passos acima para os seus locais favoritos em todo o mundo (terra ou no mar)!

Para ajudar, o vídeo abaixo, publicado pela ESRI, é uma demonstração dessa ferramenta.




De onde vêm os dados?

As imagens, de rua e topografia, são obtidos diretamente do ArcGIS Online (portal geoespacial para serviços, dados, aplicativos e comunidades). Os dados de altitude é originária de SRTM, GTOPO30 e GEBCO (batimetria). O serviço foi desenvolvido como uma costumização do Server Object Extension para o ArcGIS Server.

Esta aplicação pode ser executada online AQUI. Gostou? Avalie esta postagem!

Abraços e até mais!