Software Conversor: criação de shapefile de pontos e polígono

Olá pessoal,


Hoje a postagem não se trata de tutoriais (como de costume), mas sim apresentar a vocês um software bastante útil em nosso dia a dia: Conversor.

Este software está disponível gratuitamente no site do DNPM (Departamento Nacional de Produção Mineral) e pode ser feito o download através deste link (não redirecionei para o link do DNPM, pois o mesmo encontra-se com problemas).

O conversor apresenta uma interface amigável e de fácil entendimento, como mostra a figura 1.

Figura 1. Interface do software Conversor.

E você deve estar se perguntando: o que ele faz realmente?! A resposta é simples e direta: ele cria arquivos shapefile de pontos e polígono. Para criação de pontos não tem muito mistério, pois basta inserir as coordenadas (quantas for necessário) e depois clicar em "Salva Pontos"

Com a experiência em outros softwares de SIG, sabemos que para criar um polígono seria necessário inserir as coordenadas numa tabela, converter para shp e posteriormente "fechar" este polígono com diversas ferramentas de forma automática ou até as vezes manual. Pois bem, aqui no Conversor você somente insere essas coordenadas e clica na opção "Salvar Polígono". Pronto, está feito!

E não para por aí! Há também a possibilidade de criar um polígono por azimute, rumo e distância, caso possua documentos como memoriais descritivos, por exemplo. O Conversor já faz um preview, a medida que adiciona suas coordenadas.

Obs.: Suas coordenadas podem ser inseridas em gºm's" ou grau decimal ou UTM. A cada coordenada é preciso "validar" (botão acima do campo de coordenadas), "aplicar vetor" e "adicionar ponto"

A ressalva que faço é que o Conversor só oferece 4 opções para datum. São eles: Córrego Alegre, SAD69, WGS84 e Aratu_BC.

Se vocês solicitarem posso fazer uma série de tutoriais deste software. Para isto deixem seus comentários e sugestões!

Até a próxima postagem!