Dividir um segmento (linha), em tamanhos iguais, usando ArcGIS

Olá pessoal,

Muitos leitores pediram, e também fazia tempo que não postava sobre ArcGIS. Vou atender ao nobre pedido! O tutorial de hoje atende a demanda que tenho recebido em e-mails e listas de discussões da área.

O referido tutorial é: dividir um segmento em tamanhos determinados. Tempos atrás, mostrei como quebrar uma linha um lugar determinado, manualmente. Confira:
Para este tutorial usaremos o shapefile de ferrovias do estado do Amapá, disponibilizado gratuitamente pelo site do SisCom/IBAMA. Abra o ArcGIS, adicione o seu arquivo shapefile e ative a barra de edição, o Editor Toolbar, como indicado na figura 1.

Figura 1. Botão para ativar a barra de edição de shapefile.


A barra do 'Editor' aparecerá. Próximo passo é entrar em edição e, para isto, siga o caminho Editor > Start Editing (Figura 2).

Figura 2. Caminho para iniciar a edição de shapefile. 

Edição iniciada, selecione seu segmento (ou o segmento que ira usá-lo). Para selecionar, basta ativar a ferramenta 'Edit Tool' e clicar sobre a linha (segmento) desejada, como mostra a figura 3.

Figura 3. Selecionando o segmento com Edit Tool.

Feito isto, o segmento já poderá ser dividido. Então siga o caminho Editor > Divide... (Figura 4).

Figura 4. Caminho para dividir o segmento

A janela "Divide" ira se abrir. Vamos então ver como poderemos dividir nosso segmento, no quadro "Create new features" (Figura 5):

1. Em Place ___ points along the line, spaced evenly, você pode definir em quantas partes iguais o seu segmento será dividido;

2. Em Place points separated by every ___ units, você pode definir o tamanho de cada parte que será dividida o seu segmento Ex.: se o Data Frame estiver em UTM, coordenadas métricas, a unidade de medida será em metros.

3. E por último, Delete the selected feature, marque para deletar o segmento de origem que estava selecionado (opcional).

4. Ok.
Figura 5. Interface para dividir o segmento selecionado.

Para este tutorial, selecionamos o passo 1 descrito acima e colocamos, manualmente o valor 10 para dividir em 10 partes iguais o segmento. Para tirar a "prova dos 9", fiz o cálculo de cada segmento e confira na figura 6, abaixo:

Figura 6. Tabela de atributos, após divisão, com comprimento de cada segmento.

Termina aqui nosso tutorial. Curtiram?